Uma fantástica viagem de 10 bilhões de quilômetros!
Neste livro fascinante, didático e ilustrado sobre a nossa morada no Universo, você descobrirá que o céu que os nossos ancestrais viam há 2 milhões de anos já não é aquele que hoje pesquisamos.
O Sistema Solar é um organismo vasto e complexo que há milênios vem sendo ininterrupta e incansavelmente investigado. O século 20 foi testemunha de inúmeras e sofisticadíssimas espaçonaves, enviadas à exploração de meia centena de mundos. E pensar que ainda nos resta muito a ser descoberto neste infindável e enigmático Universo.
Como o Sistema Solar foi de fato formado? Será que a vida em nosso planeta surgiu realmente a partir da nuvem de gás que originou o Sol? De onde vêm os cometas? Como se comportará o Sol na sua velhice? Por que Vênus não possui sequer um satélite? Qual será a origem do gelo que está nas entranhas da Lua? Estes são apenas alguns dos inúmeros temas abordados na presente obra, numa espécie de roteiro de uma longa viagem que parece jamais se esgotar.
Uma fantástica travessia de 10 bilhões de quilômetros, transcorrida num canto remoto da Via Láctea, a nossa galáxia. Do Sol aos mais distantes corpos conhecidos do nosso sistema, somos convidados a um giro ao redor de uma única estrela – a nossa estrela solitária – e de sua extensa, variada e fascinante família: os planetas e seus satélites, os cometas e os asteroides.
Autor
Alberto Delerue nasceu no Rio de Janeiro. É jornalista e escritor. Foi vice-presidente do Clube de Astronomia (CARJ) e editor de ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCT) durante 25 anos. É membro da Royal Astronomical Society. Entre outras publicações, é autor da série Cadernos de Astronomia (MAST) e dos livros Nossos planetas, Rumo às estrelas e O que rola no espaço.