DO PRETO E BRANCO AO DIGITAL EM 200 PÁGINAS!

A História da Televisão Brasileira Para Quem Tem Pressa

A palavra pressa é o particípio passado, em latim, do verbo premere (apertar). Assim, pode-se dizer que A História da Televisão Brasileira para Quem Tem Pressa se propõe a contar uma das maiores sagas do século 20 (e deste início do 21) para quem precisa apertar o passo ou está apertado de tempo. E quem não está?

Em 200 páginas, contextualizado com cada momento histórico, e escrito em linguagem clara e acessível, Francfort traça um panorama da TV – linguagem que há mais de sete décadas fascina diariamente os brasileiros. Vai dos televisores de tubo às produções hoje assistidas pelo celular, nos quatro cantos do país… e no exterior.

A obra passeia com desenvoltura pelos principais acontecimentos que marcaram a trajetória dessa paixão nacional, responsável por transmitir, a longas distâncias, imagens que transformaram a História do nosso país. O passeio começa pelos anseios dos povos antigos pela reprodução imagética, passando por inventores, a criação da TV no mundo e o panorama de como foi recebida no Brasil. No decorrer da obra, a implantação da pioneira TV Tupi, a evolução das emissoras, a criação de ídolos populares, a chegada do videoteipe, do satélite, das cores e da alta definição, com interatividade e streaming, além de outros temas e curiosidades sobre a nossa televisão.

Só não explica que loucura é essa que nos faz tão apaixonados pela telinha. Para isso, seria necessário outro livro… ou novela. Aí sim, sem pressa.


  • Gênero: Não ficção
  • Páginas: 200
  • Formato: 14x21
  • Ano de lançamento: 2022
  • Preço: R$ 49,90
  • Preço do ebook: R$ 29,90
  • ISBN: 978-65-88490-50-1
  • E-ISBN: 978-65-88490-51-8

Quer comprar o livro?


Foto do Autor Elmo Francfort

Elmo Francfort

Autor

Elmo Francfort é radialista, jornalista, mestre em comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduado em marketing pela Faculdade Cásper Líbero. É crítico de TV, roteirista, professor, conselheiro curatorial de mostras, como 60 Anos da Telenovela (Globo), História das Novelas Brasileiras (Globo Internacional), Memorial Virtual da Radiodifusão e Rádio em Movimento (ABERT), Vila Digital (Seja Digital), Silvio Santos Vem Aí (MIS), Entra Que Lá Vem História (TV Cultura) e 50 Anos de Mídia (GMSP). É consultor de produções, como Nada Será Como Antes, Hebe, Chacrinha, Marighella e Silvio Santos: O Rei da TV. Hoje dirige o Museu da TV, Rádio & Cinema e coordena o Centro de Estudos e Memória da ABERT. É autor de obras sobre a história das TVs (Tupi, Paulista, Manchete, SBT, Gazeta e Cultura), da biografia Gabus Mendes: Grandes Mestres do Rádio e TV, e colaborou com mais de 90 livros.

Livros Relacionados